quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vendas nos EUA dos principais fabricantes de automóveis sobem em julho

da EFE, em Washington

As vendas de automóveis nos Estados Unidos em julho experimentaram outro aumento frente ao mesmo período no ano passado, o que permitiu que a demanda da General Motors, da Ford e da Chrysler crescesse cerca de 5%.

Apenas a Toyota e a Honda registraram perdas durante o mês. A Toyota anunciou que suas vendas caíram 6,8% em comparação com 12 meses atrás, enquanto a Honda registrou uma queda de 5,6%.

Apesar da alta das vendas em julho e o previsível aumento da demanda em agosto, os especialistas estimam que depois de setembro, com o fim do verão no hemisfério norte, a incerteza da economia americana afetará o setor novamente.


Vendas nos EUA dos principais fabricantes de automóveis sobem em julho


O sul-coreana Hyundai, um dos grandes ganhadores do mês após alcançar seu melhor resultado em julho e pela quarta vez vender mais de 50 mil veículos nos Estados Unidos, afirmou que este é o segundo mês consecutivo que a confiança do consumidor caiu no país.

Os analistas da empresa J.D. Power já tinham previsto que a alta das vendas em julho seria consequência do "ligeiro aumento em incentivos visíveis, o que é esperado nesta época do ano".

Neste contexto, o Grupo Ford seguiu sua tendência de alta, com um aumento das vendas de 4,6%, para um total de 166.092 veículos, enquanto a General Motors (GM) melhorou este número, com uma alta de 5,4% em comparação com o mesmo mês de 2009, graças à venda de 199.692 automóveis.

A Ford, o único dos três grandes fabricantes americanos que não precisou de ajudas públicas no ano passado, foi até agora o que apresentou melhores resultados. Com os resultados de julho, o grupo ganhou fração de mercado 21 vezes nos últimos 22 meses.

"Os clientes estão recompensando a Ford por proporcionar-lhes o rendimento que querem e a economia de combustível que necessitam", afirmou, por meio de um comunicado, Ken Czubay, vice-presidente de Marketing e Vendas da Ford nos EUA.

A Ford finalizou esta semana a venda da marca sueca Volvo à empresa chinesa Geely, por US$ 1,8 bilhão.

A Volvo disse que suas vendas na América do Norte caíram 32,9% frente a julho de 2009, com a venda de 4.319 veículos no mês passado.

Por sua parte, a GM informou que julho foi o 10º mês consecutivo em que tanto as vendas totais quanto as vendas a particulares aumentaram em comparação com o mesmo período do ano anterior.

"Nossos resultados de julho refletem novamente que cada uma de nossas marcas contribuiu de forma significativa com nosso lucro", explicou, em um comunicado, o vice-presidente de Vendas nos EUA da GM, Don Johnson.

Das quatro marcas nas quais a GM é dividida, a Cadillac experimentou um aumento das vendas de 141,8%, a Buick, de 136,6%, a GMC, de 27,2% e a Chevrolet, de 12%.

Já o Grupo Chrysler anunciou que suas vendas também cresceram 5%. As quatro marcas do grupo (Chrysler, Dodge, Jeep e Ram) venderam um total de 93.313 veículos.

As vendas do grupo Toyota (composto pelas divisões Toyota e Lexus) somaram 169.224 unidades, enquanto o grupo Honda (Honda e Acura) vendeu 112.437 veículos.

Mas a que registrou um maior lucro no mês foi a Hyundai, que teve em julho seu segundo melhor mês de vendas nos EUA em toda sua história, depois de vender 54.106 veículos, 19% a mais que há um ano.

Esta é a quarta vez na história da empresa que ela ultrapassa a barreira dos 50 mil veículos no país.

O novo modelo Sonata foi o grande ganhador do mês, com a venda de 17.836 unidades, frente às 13.381 alcançadas pela versão anterior do modelo no mesmo mês em 2009.

Neste ano, as vendas de Hyundai subiram 24%.

"Embora a confiança dos consumidores tenha caído pelo segundo mês consecutivo, a Hyundai segue resistindo a esta tendência. A demanda segue superando de forma significativa a disponibilidade de nossos produtos nas concessionárias", afirmou Dave Zuchowski, vice-presidente de Hyundai nos EUA.

A também sul-coreana Kia anunciou um aumento da demanda de 20,7% frente a junho de 2009 e a venda de 35.419 veículos. Este é o segundo melhor mês de vendas da Kia em sua história no país.

Neste ano, as vendas da Kia somaram 205.488 veículos, um aumento de 16,3%.

Entre os fabricantes alemães, a Mercedes-Benz vendeu 18.048 veículos, o que representa uma alta de 11,2%. Neste ano, a empresa alemã experimentou um aumento da demanda de 23,4%.

As vendas do grupo Volkswagen também aumentaram no mês passado, em 16%, com a venda de 23.800 unidades. A empresa alemã disse que este é o 13º mês consecutivo de aumentos mensais da demanda. Neste ano, as vendas da Volkswagen subiram 27,5%.

Postagens relacionadas

Vendas nos EUA dos principais fabricantes de automóveis sobem em julho
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.